quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FEIRA ECOSOLIDÁRIA



A nova base de desenvolvimento, proposta pelo Fórum Social Mundial de 2001, parte da realidade e necessidade das pessoas e comunidades optarem por investimentos de tecnologias ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Dentro destas afirmações, nasce também a proposta de que Outra Economia é Possível e Acontece.

A prática da Economia Solidária aparece justamente nas iniciativas de produção, comercialização e consumo solidários, pois envolve e articula os diferentes estágios da atividade econômica dos empreendimentos solidários, desde o planejamento, a produção até o consumidor final.

A região nordeste do Rio Grande do Sul dispõe de diversos empreendimentos de economia solidária, dispostos nos 32 municípios da sua abrangência; no entanto, carece articulação entre eles para troca de experiência e aumento de seu protagonismo.

No intuito de concretizarmos o aprendizado da Escola Fé, Política e Trabalho, estamos convictos de que a EcoSolidária oportunizará que mais pessoas venham conhecer o tema, despertando o interesse, promovendo o envolvimento na busca de alternativas para o desenvolvimento sustentável, equilíbrio da natureza, cooperação mútua e participação social.


A EcoSolidária visa:
_ ser espaço de formação;
_ ser espaço de troca de experiências e comercialização entre os grupos e visitantes:
_ proporcionar uma mostra das diferentes iniciativas solidárias, que estão sendo realizadas, com vistas a inspirar novas experiências;
_ criar e/ou fortalecer a rede de Economia Popular Solidária, na perspectiva da integração campo-cidade, de um comércio justo e de um consumo racional e solidário.


A realização da feira será de responsabilidade de uma Comissão Executiva formada por alunos e coordenadores da Escola de Fé, Política e Trabalho e com o apoio dos demais participantes da 6ª edição da Escola de Fé, Política e Trabalho.


A EcoSolidária pode ser um forte elo na grande rede de Economia Solidária no Brasil, pois está sendo construída através dos valores e princípios sociais e humanos aprendidos na Escola de Fé, Política e Trabalho que mostram que uma outra sociedade é possível. Que mostra que a economia pode ser geradora de igualdades, com justiça e solidariedade, sempre com respeito ao meio-ambiente.

A realização do evento consolida o protagonismo e participação dos alunos da Escola de Fé, Política e Trabalho em efetivamente experienciar os conteúdos trabalhados na sua formação. A Escola está na sua 6ª edição e já formou mais de 550 alunos, dentre eles, diversos pequenos e grandes empreendedores do segmento da economia solidária. Com a Feira, diversos atores terão a oportunidade de apresentar seus produtos, ampliar os contatos e desenvolver novas possibilidades para seus projetos. Este evento oportunizará aos empreendedores, contribuir para mostrar suas vivências e sucessos aos iniciantes e visitantes, agregando valores ao trabalho, relação humana, condição social, através dos princípios já mencionados e pilares da Escola de Fé, Política e Trabalho.


A feira acontecerá nos dias 24 e 25 de abril de 2010, tendo como local o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, Farroupilha/RS.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário