domingo, 25 de abril de 2010

CENTENAS DE PESSOAS PRESTIGIAM PRIMEIRO DIA DA FEIRA ECOSOLIDÁRIA

O primeiro dia da Feira de Economia Solidária foi bastante movimentado. Centenas de pessoas passaram pelo espaço onde esta acontecendo o evento, que fica no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Ao todo 23 empreendimentos de economia solidária (EES) estão participando da Feira, expondo seus produtos e tendo momentos para reflexão e formação durante o dia.

A abertura da Feira, no sábado pela manhã, foi prestigiada por Dom Paulo Moretto, Bispo da Diocese de Caxias do Sul, que lembrou em sua breve fala inicial "que feira é um momento de festa". Ele destacou também os significados das palavras Economia e Solidária, dizendo aos participantes que "economia solidária é uma forma de organizar, administrar nossa casa, que é o mundo, de forma solidária, onde todos se respeitem".

No momento inicial, a Professora Vera Schmitz, do Instituto Humanitas da Unisinos (IHU), repassou números do mapeamento dos EES no Brasil e em especial na Serra Gaúcha, público principal da feira. Ela informou que os dados mais atualizados são de 2007, e que os novos números ainda estão sendo computados no Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES) do Ministério do Trabalho e Emprego. A professora explicou ainda que o mapeamento tem o objetivo de identificar, fortalecer e integrar os EES.

O Coordenador-Geral de Fomento à Economia Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Jorge Luiz da Silva Nascimento, também participou do evento. Satisfeito com o que encontrou aqui, o representante do Governo Federal disse que "Feira é o espaço de resgate dos princípios da vida humana". Entre tantos outros assuntos, ele falou sobre as políticas públicas no setor  de Economia Solidária em todo o Brasil.


Mas o momento principal da abertura da Feira Ecosolidária foi quando Nascimento lembrou dona Paulina Moretto, mãe do Bispo da Diocese de Caxias, como exemplo de pessoa solidária e humilde, que trabalhou no auxílio aqueles que precisavam. Dom Paulo ficou emocionado durante a singela homenagem. Dona Paulina faleceu em 2002 e atuou por muitos anos no Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul, junto ao Hospital Pompéia.

Ao longo do primeiro dia também ocorreram momentos onde os Empreendimentos de Economia Solidária mais tradicionais na região contaram suas experiências.

Fotos: Lucas Guarnieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário