Colaborar na promoção da economia a serviço da vida baseada na democracia, na cooperação, solidariedade, no respeito pelo meio ambiente, para a pessoa toda e para o bem comum numa sociedade sem exclusão. Este é o objetivo da Feira de Economia Solidária, que estará acontecendo nos dias 24 e 25 de abril, no Santuário de Caravaggio em Farroupilha.
Conforme o padre Gilnei Fronza, coordenador da Cáritas da Diocese de Caxias do Sul, a realização deste evento é um desdobramento da Campanha da Fraternidade deste ano, que tratou sobre a economia. É também um ato de protagonismo dos participantes da Escola de Fé, Política e Trabalho, turma do ano 2009, em efetivamente experienciar os conteúdos trabalhados na sua formação. A Escola está na sua 7ª edição e já formou mais de 550 alunos, dentre eles, diversos pequenos e grandes empreendedores do segmento da economia solidária. A disciplina oferecida pela Escola: Economia solidária e o princípio da cooperação, teve como facilitadora, a professora da UNISINOS, Vera Regina Schmitz, mestre no assunto, onde teve a presença de empreendimentos solidários que relataram suas experiências. Deste contexto nasceu a proposta da Feira Ecosolidária.
Outro aspecto importante foi o convite feito pela UNISINOS para a Cáritas de Caxias do Sul, coordenar o Mapeamento dos Empreendimentos de Economia Solidária da região da Serra, com a aplicação de um questionário que foi feito em mais de 200 empreendimentos de Economia Solidária, em 23 municípios. Este trabalho foi iniciado em de outubro de 2009 e concluído em fevereiro de 2010. Esse trabalho ajudou a conhecer concretamente esta realidade na região.
Governo Federal apoia iniciativa (Foto: Planalto)
Clique aqui e acompanhe em áudio a entrevista do padre Gilnei Franza ao jornalista Evandro Fontana, no programa Acontece da Rádio São Francisco SAT, integrante da RedeSul, nesta quinta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário